HISTÓRIA

X
  • SCFI (1/2)
  •  
    X
     

    SOCIEDADE CULTURAL FLÁVIO IMPÉRIO

    Fundada, em setembro de 1987,  por iniciativa da família, amigos e parceiros do artista, em assembléia presidida pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, na sede do Instituto dos Arquitetos Brasileiros de São Paulo (IAB-SP) a Sociedade Cultural Flávio Império é uma associação sem fins lucrativos que teve como objetivo dar respaldo ao Projeto Flávio Império de preservação, catalogação e divulgação da obra do artista falecido dois anos antes. O trabalho desenvolvido por ela, durante os 27 anos da ausência de Flávio, manteve sua profícua produção artística e intelectual viva e acessível tanto a pesquisadores acadêmicos quanto ao público em geral.

    Coordenada pela professora Amélia Império Hamburger, irmã do artista, presidida por Renina Katz e contando com um Conselho Curador formado por Celso Nunes, José Mindlin, Maria Tereza Vargas, Maurício Segall, Modesto Carvalhosa, Myriam Muniz, Sábato Magaldi e Sérgio Ferro, além da própria Amélia Império Hamburger, a Sociedade Cultural Flávio Império desenvolveu e implementou o Projeto Flávio Império.

    Através do apoio de instituições como Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, FAPESP, CNPq; IEB USP e FAU USP, a sociedade foi responsável pela realização do inventariado das obras e documentos reunidos pelo artista em seu acervo pessoal; levantamento, catalogação e documentação fotográfica da obra e documentação existente em acervos de terceiros (públicos e privados) em diversas cidades brasileiras; reprodução fotográfica, catalogação, acondicionamento e disponibilização para consulta de todo o material reunido; gerenciamento de prestação de informações e de empréstimo de obras e documentos para exposições, produções cinematográficas, publicações e pesquisas acadêmicas; co-produção de eventos e publicações visando a divulgação da obra e pensamento do artista, como por exemplo a exposição retrospectiva Flávio Império em Cena com curadoria de Renina Katz e Glaucia Amaral (SESC Pompéia, 1997), o livro Flávio Império, organizado por Renina Katz e Amélia Império Hamburger (coleção Artistas Brasileiros – EDUSP, 1999).

    Este site foi realizado com o objetivo de dar continuidade ao Projeto Flávio Império. Etapa prevista no projeto original, elaborado ainda nos anos 90 pela Sociedade Cultural Flávio Império, o ítem então denominado “digitalização, banco de dados e CD ROM” foi atualizado, tranformando-se em “digitalização, banco de dados e website”.

    Essa publicação é uma homenagem a Amélia Império Hamburger, falecida em abril de 2011, a quem devemos a existência do Acervo Flávio Império, em sua rara completude. A organização e catalogação do acervo, assim como as análises, debates e depoimentos produzidos ao longo do trabalho desenvolvido pela Sociedade Cultural Flávio Império, constituem a base para a elaboração e realização do presente site.

    HISTÓRIA