ARQUITETURA » REFORMAS

CASA DO ARTISTA (1979-1985)

O Ideal moderno de dissolução da arte na vida fica evidente quando analisamos a múltipla trajetória de Flávio Império e torna-se patente ao observamos suas diversas moradas, sempre espaços de trabalho. No final dos anos 1970, retornando de uma longa viagem pelo Nordeste brasileiro, o artista passa a morar numa antiga casa da família, construída em 1919, no bairro paulistano do Bixiga. Desde então inicia uma reforma cujas diretrizes básicas são a ruptura com a fragmentação da casa tradicional e o estabelecimento de um ateliê.

Nos desenhos relativos à reforma, impressiona a profusão de ideias, trabalhadas e retrabalhadas por Flávio Império num exercício projetual quase que diário. Soluções para os jardins da casa, anexos laterais, cozinhas, banheiros, ateliês e escadas sucedem-se em folhas e croquis diversos. O cenógrafo, sempre disposto a ressignificar o espaço, socorre o arquiteto/morador, conforme atestam as fotografias de época, em que as atividades do momento balizam os arranjos da casa.
Em 1984, uma reforma de maior envergadura, a cargo da Empresa Carlos Ferraz de Engenharia, Arquitetura, Urbanismo e Construções Ltda., foi iniciada, incluindo rebaixo do porão, troca de pisos, revisão e reforços de fundações, rebaixo da passarela e escadas laterais e drenos para água pluvial. A construção de anexos laterais à casa prevista em contrato, não foi levada a cabo.
DESENHO
OBRA CONSTRUÍDA
REPERCUSSÃO