ARTES CÊNICAS » EVENTOS

DESFILE DA SANTISTA (1985)

Durante os primeiros anos da década de 1980, Flávio Império passou a ser convidado a dirigir e fazer o projeto de cenografia de tipos de eventos que antes não havia experimentado: desfiles de moda. Alguns exemplos foram a produção junto a Neza Cesar, para o Espaço Govinda, e o desfile Santista, ambos em 1984.

No caso do desfile Tendências Primavera Verão 85/86 das Empresas Têxteis Santista - divisão de produtos para vestuários, pelo que podemos ver através dos documentos reunidos, Império roteirizou, dirigiu, sonorizou e desenhou os cenários e a iluminação além de participar ativamente da concepção coreográfica. O desfile era composto pela moda infantil, jovem masculino e feminimo.

As tendências de forma e cor, assim como as sugestões temáticas da coleção exposta foram a base usada pelo artista na concepção do espetáculo de teor tão diverso do que estava acostumado.

das cores:

aguadas e transparentes, ensolaradas e as urbanas;

das matérias:

os básicos, os nylons e os cetins, os indigos;

dos temas:

American wear; sport wear; a veste repórter ...

A malha tingida e tensionada é a base do projeto cenográfico, que conta também com passarelas e praticáveis; a luz é cuidadosamente desenhada para cada momento do desfile, assim como a sonorização e o ritmo de cada grupo de modelos. Um espetáculo cuja narrativa segue outros códigos, mas que deve, como qualquer show atingir plástica e sonoramente a emoção do espectador.

Não temos notícias da equipe que acompanhou o artista nesse projeto.

CENÁRIO E LUZ
ROTEIRO