ARQUITETURA » ABÓBODAS

CASA SIMON FAUSTO (1961)

Ensaio residencial pioneiro da produção de Flávio Império, Rodrigo Lefèvre e Sérgio Ferro, a casa Simon Fausto foi projetada por Império, ainda estudante, e construída em terreno de frente para a praia da Enseada, em Ubatuba (São Paulo). A equação canteiro/ desenho, fundante no trabalho dos três arquitetos é patente: do desenho, uma especulação espacial nítida, moderna, quer pela implantação cuidadosa na paisagem, quer pelo agenciamento do espaço interior; do canteiro, a técnica construtiva simples, adequada à precariedade caiçara.

As paredes autoportantes do edifício sustentam uma cobertura em sequência de oito abóbadas catalãs assentadas em tijolo comum sobre forma de madeira, com vãos regulares de três metros. A construção é semienterrada, encimada por um teto-jardim com vista para o mar.
Internamente os espaços de uso privado são mínimos, enquanto sala e cozinha, integradas, rompem a linearidade do conjunto, avançando ao recuo de fundos dos quartos, incitando o convívio. Bancos ladeiam o grande corredor-alpendre que atravessa toda a casa, com janelas para o jardim e ventilação permanente, através de cobogós nos tímpanos das abóbadas. Uma série de dispositivos construídos durante a obra (criados-mudos, camas, mesas, bancadas, bancos, armários) otimizam o aproveitamento de espaço. Equipamentos funcionais que serão comuns aos demais projetos da tríade de arquitetos.
DESENHO
OBRA CONSTRUÍDA
REPERCUSSÃO
DEPOIMENTOS

EM 1961, FLÁVIO CONSTRUIU SEU PRIMEIRO PROJETO IMPORTANTE, A RESIDÊNCIA SIMON ...

SÉRGIO FERRO