ARTES CÊNICAS » TEATRO

OS INIMIGOS (1966)

... o que propomos ao público é um ato simples:

que ele, além de ouvir , veja.

O palco não deve ser considerado como uma caixa mágica

na qual os atores pisarão para dizer frases extraordinárias:

o palco é a moldura de uma sociedade

e os personagens são seus homens.


José Celso Martinez Corrêa

programa do espetáculo

Embora encenada nos palcos do Teatro Brasileiro de Comédia - TBC, o espetáculo Os Inimigos foi uma produção do Teatro Oficina. Diante do rico acervo da inédita estrutura montada por Franco Zampari ainda nos anos 1940/1950, Flávio Império resolveu utilizar-se de algumas peças de vestuário para os ensaios, até que o figurino do espetáculo, especialmente desenhado por ele, estivesse pronto para a estréia. Os cenários foram concebidos para o tradicional palco italiano, contando com projeções de imagens que relacionavam a revolução russa com o movimento de resistência política brasileiro. Porém a idéia de utilizar o sistema de back projection e tela refratária à luz não foi possível, surgindo em seu lugar o retrato, aos moldes da família imperial, pintado, segundo José Celso Martinez Corrêa, pelo próprio Flávio.

Patrões e operários confrontam-se neste texto de Máximo Gorki. A exigência, por parte dos trabalhadores para que um capataz fosse demitido acompanhada da ameaça de que, caso contrário, paralisariam o trabalho, provoca a ira do despótico Mikhail Skrobotov. Seu sócio, Zakhar Bárdin, um fraco liberal, é obrigado a aderir, mesmo contrariado, à idéia de Mikhail de fechar o estabelecimento até que os operários se acalmassem. O sócio insiste em tentar uma solução pacífica, porém a conversa acaba em agressão e um inocente termina assassinado. Logo a casa da família Zakhar é transformada em Tribunal, com a presença de policiais e militares. Os trabalhadores são presos e instala-se o interrogatório. Um jovem operário, em gesto de solidariedade, apresenta-se como assassino. No final o verdadeiro assassino confessa sua culpa, frente ao silêncio respeitoso dos operários e a perplexidade das autoridades e proprietários da fábrica. A decadência da velha estrutura de poder traz personagens complexos como Iacov, irmão de Zakhar que acha saída na bebida, Tatiana, sua esposa e Nadia, uma jovem de dezoito anos, que embora confusa, talvez seja a mais apta, a compreender plenamente a enorme transformação que se aproximava.

Maximo Gorki ( 1868-1936), contista, ensaísta, romancista e dramaturgo russo foi chamado por Tolstoi de “homem de coração inteligente.” Os Inimigos foi escrita em 1906 nos Estados Unidos, onde o autor esteve angariando fundos para a revolução.

Estréia
22 de janeiro de 1966
Teatro Brasileiro de Comédia
São Paulo - SP

Autoria
Máximo Górki

Tradução e adaptação

Fernando Peixoto
José Celso Martinez Corrêa

Direção
José Celso Martinez Corrêa

Diretores assistentes
Eugênio Kusnet
Fernando Peixoto

Cenografia
Flávio Império

Figurino
Flávio Império

Iluminação

Fernando Peixoto

Fotografia de projeção
Lew Parella

Trilha sonora
Chico Buarque de Hollanda

Realização
Cia Teatro Oficina Ltda.
Joe Kantor Produções

Produção executiva
Myrian Muniz

CENOTÉCNICA ARQUIMEDES RIBEIRO EQUIPE DE CENOTÉCNICA APARECIDO ANDRÉ DIRCEU ...

DEPOIMENTOS

OS INIMIGOS, DE MÁXIMO GORKI, FOI UMA MONTAGEM DO TEATRO OFICINA FEITA ...

FLÁVIO IMPÉRIO
CENÁRIO
EM CENA
CARTAZ
PROGRAMA
REPERCUSSÃO