ARTES CÊNICAS » TEATRO

MORTE E VIDA SEVERINA (1960)

O espetáculo Morte e Vida Severina foi considerado por Flávio Império como sua estreia no teatro profissional.

Com cenários e figurinos confeccionados em tecido de juta, algodão, papelão e cola, eles sugeriam os espaços e as figuras características do sertão nordestino. A montagem foi uma das primeiras experiências de utilização da projeção de imagens em palcos brasileiros. O recurso, que seria ainda inúmeras vezes explorado como linguagem e aprimorado tecnicamente ao longo de toda a obra cenográfica de Flávio, trazia o dado real da chegada dos imigrantes à estação de trem paulista, fabricando um plano de realidade sobre a espacialidade representativa da cena . Os slides em preto e branco, realizados por Benedito Lima de Toledo e Rubens Rodrigues dos Santos a pedido do cenógrafo, retratavam sertanejos nordestinos reais no momento do desembarque na Estação do Norte, em São Paulo.


O poema traça em versos a caminhada de um retirante do interior de Pernambuco em direção à cidade grande, construindo um panorama único de personagens-crias do solo seco do sertão brasileiro. Chama-se Severino, como tantos outros, pouco valendo acréscimos ao nome para distingui-los, visto que são iguais em tudo na vida.

João Cabral de Melo Neto (1920-1999) escreveu esse auto possivelmente para ser representado no Natal. Entre as várias encenações do poema, está a produção do Teatro Cacilda Becker, com estreia em 3 de novembro de 1960, no Teatro Natal, na Praça Julio Mesquita, em São Paulo.

Estréia
03 de novembro de 1960
Teatro Natal
São Paulo - SP

Autoria
João Cabral de Melo Neto

Direção
Clemente Portella

Cenografia
Flávio Império

Figurino
Flávio Império

Fotografias de projeções
Benedito Lima de Toledo
Rubens Rodrigues dos Santos

Composição gráfica do programa
Jorge Caron
Sérgio Ferro

Realização
Teatro Cacilda Becker

TRILHA SONORA WILLY CORRÊA DE OLIVEIRA EXECUÇÃO MUSICAL HELOÍSA GROSSMMAN QUARTETO ...

DEPOIMENTOS

COSTUMO FALAR DOS MEUS PRIMEIROS TRABALHOS PROFISSIONAIS A PARTIR DE MORTE ...

FLÁVIO IMPÉRIO

O CENÁRIO DE FLÁVIO IMPÉRIO PARA MORTE E VIDA SEVERINA TINHA AO FUNDO ...

CLEMENTE PORTELA
FIGURINO
EM CENA
PROJEÇÕES EM CENA
PROGRAMA
CARTAZ
REPERCUSSÃO